top of page

O sono na Síndrome de Down

Os diferentes distúrbios do sono que afetam crianças com Síndrome de Down estão(SD) entre eles, a dificuldade em iniciar e manter o sono, duração mais curta do sono REM e sono profundo, aumento de despertares e movimentos corporais.



A respiração desordenada e apneia obstrutiva do sono (AOS) também são comuns. A AOS na população pediátrica geral é em torno de 5,7%, entretanto, na SD pode chegar a 76%. Esse aumento da AOS é consequência das diferenças anatômicas e fisiológicas, como a hipoplasia medial e mandibular que gera um aglomerado de tecidos moles na área da faringe e palato, problema que pode ser agravado por hipertrofia adenotonsilar, macroglossia e glossoptose relativa. Com isso, a passagem do fluxo do ar através do trato respiratório superior fica reduzido e a hipotonia muscular facilita ainda mais o colapso das vias aéreas e essa combinação de estreitamento das vias aéreas leva à AOS.


A obesidade é outro fator comum na SD associado à AOS. Crianças com AOS apresentam ronco, inquietação durante o sono e sonolência diurna excessiva. Quando a AOS não é tratada, pode levar a distúrbios metabólicos, problemas cardiovasculares e neurocognitivos.


Devido a alta prevalência de AOS em crianças com Down, recomenda-se que façam um exame de polissonografia antes dos 4 anos de idade, além de acompanhamento de equipe multidisciplinar, com médicos, fonoaudiólogos e dentistas.


Liliana Mores - Cirurgiã-Dentista CRO/SC15297

Odontologia na Medicina do Sono

DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos

Odontologia para Músicos

Comments


bottom of page